Acompanhando a Transoeste: corredores expressos podem ocupar faixas das ciclovias
 
 
Em reuniões realizadas na Barra para apresentação dos corredores de ônibus expressos (BRT – Bus Rapid Transit) um técnico da Prefeitura informou que as ciclovias das avenidas Ayrton Senna e das Américas serão extintas. Como presidente da Comissão Especial da Transoeste e da Transcarioca, o vereador Carlo Caiado vem alertando, desde o início das obras, para a importância da construção de ciclovias em todo o trajeto. Além disso, Caiado foi procurado por funcionários de condomínios e shoppings do bairro que utilizam bicicletas, meio de transporte saudável e limpo, para chegar e sair do trabalho através das ciclovias, o que lhes permite, também, deixar de descontar 6% de seus salários para o pagamento do RioCard. Estão todos preocupados com as obras.
 
Por conta disso, o vereador enviou um Requerimento de Informações ao órgão municipal competente perguntando sobre os projetos para a região e reforçando a importância das ciclovias. No momento em que a Prefeitura anuncia que a cidade terá 300 quilômetros de ciclovias até o próximo ano é inadmissível que trabalhadores sejam privados do uso de bicicletas como transporte, sendo lhes imputado desconto em seus salários, que, embora previstos em lei, fazem muita diferença para quem recebe um salário mínimo.
 
Conheça o Requerimento de Informações
Veja a reportagem sobre as ciclovias na cidade
 
Início da Avenida das Américas ainda tem trânsito complicado
 
 
Faz tempo que o trânsito na Avenida das Américas é complicado. Na pista lateral sentido Centro, no trecho entre o Condomínio Santa Lúcia e a ponte sobre o Canal de Marapendi, a situação é ainda pior. A faixa única de espera no retorno, sentido Recreio dos Bandeirantes, junto à Avenida Jurista Evandro Lins e Silva é insuficiente para a quantidade de veículos que ali acessam e o estrangulamento provocado por fila dupla de veículos acaba contribuindo para o engarrafamento no local.
 
Em busca de solução, o vereador Carlo Caiado enviou ofício à CET-Rio sugerindo que seja implantado um retorno junto ao sinal de trânsito já existente, em frente ao Hipermercado Extra 24 Horas, de forma que os veículos que buscam retornar, sentido Recreio dos Bandeirantes, tenham essa primeira opção.
 
Veja o ofício
 
Fiéis e pedestres encontram dificuldade no acesso à Praça Euvaldo Lodi
 
Com o fluxo livre de veículos na Avenida Armando Lombardi, pedestres que buscam acessar a Praça Euvaldo Lodi encontram uma complicada travessia pela frente. O mesmo acontece com fiéis da Igreja de São Francisco de Paula, que procuraram o vereador Carlo Caiado em busca de solução. Para Caiado é muito importante que alguma intervenção seja realizada no local, onde muitos idosos e pessoas com crianças atravessam diariamente.
 
Conheça o ofício
 
Obras do Metrô interrompem fluxo de canal na Barra
 
   
 
O vereador Carlo Caiado esteve visitando o barracão do consórcio que está construindo a linha 4 do Metrô. Na pauta, os problemas que têm ocorrido no canal, que passa pelas ruas Fernando Matos e Gilberto Amado.
 
As obras de construção da estação Jardim Oceânico da linha 4 do Metrô obstruíram o canal na sua travessia sob a Avenida Armando Lombardi, com reflexo direto ao dia a dia dos moradores destas ruas, já que, sem fluxo de águas, o canal tem acumulado folhas em decomposição, aumentado a quantidade de mosquitos. Isso ocorre devido a necessidade de construção da imensa parede de diafragma, que circundará a futura estação, e que é essencial à proteção do frágil subsolo do bairro, edificado basicamente em cima de uma restinga.
 
A estação, que ainda não teve iniciada a escavação em sua área direta, está obrigando o remanejamento de todas as redes que por ali passavam. Não só do próprio canal da Fernando Matos, como também de cabos da Oi e da Light.
 
Caiado foi recebido por engenheiros, bem como dois moradores da Rua Fernando Matos, o Sr. Fernando e a Sra. Suelen, que ouviram as explicações e necessidades de se interromper o fluxo regular de água do canal momentaneamente, até a conclusão da concretagem das paredes de diafragma. Hoje, bombas hidráulicas estão tentando manter a comunicação entre os dois lados do canal, em ambos os lados da Avenida Armando Lombardi.
 
O vereador cobrou um cronograma e foi muito bem atendido pelos engenheiros do consórcio construtor, que disseram que a conclusão das obras deve ocorrer em 45 dias. O grupo ainda esteve no exato local em que ocorre a obstrução, sendo acompanhado pelos engenheiros que visavam tranquilizar quanto aos efeitos momentâneos que uma obra do porte do metrô gera nos bairros por onde é construído. Eles informaram que irão reconstruir o leito do canal. Assim, acreditam que o problema de balneabilidade será sanado.
 
Caiado aproveitou para lembrar aos responsáveis das obras da necessidade de se iniciar a discussão sobre outro tema muito importante ao Jardim Oceânico, que é o projeto de reurbanização da Armando Lombardi, contemplando a via com os retornos que eram fundamentais ao fluxo viário da região. Entretanto, a informação passada é que isso só deve ocorrer a partir do próximo ano.
 
A reunião terminou com o grupo sendo convidado a uma nova visita em outra data, agora para ver como estão as obras do túnel do metrô, que já está com 1.600 metros escavados em direção a São Conrado.
 
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