YouTube Twitter Facebook
     
  Av. General Felicíssimo Cardoso poderá receber obras de melhorias  
     
  O Vereador Carlo Caiado tem buscado junto à Prefeitura do Rio alternativas viáveis para desafogar o fluxo de veículos nas ruas residenciais da Barra da Tijuca. Nos últimos dez anos a região cresceu exponencialmente, no entanto, as intervenções necessárias não foram devidamente planejadas para atender a essa grande demanda.

Acompanhamos no decorrer do tempo, ruas calmas se tornarem verdadeiras vias expressas devido ao aumento do fluxo de veículos. Uma das mais atingidas por este fenômeno é a Avenida General Felicíssimo Cardoso, que faz a ligação para o Condomínio Parque das Rosas. Chegar à Avenida das Américas por esta via é um verdadeiro martírio: leva-se de seis a dez minutos.

A fim de amenizar este problema na região, o Vereador Carlo Caiado apresentou uma Emenda Indicativa ao Orçamento Municipal, destinando verba para a construção de um mergulhão nesse cruzamento, fazendo com que o trânsito flua não só nesta via, mas também nesse trecho da Avenida das Américas. Apesar dos esforços de Caiado para que a obra seja viabilizada, no final do ano passado, ele foi informado pela Prefeitura de que o mergulhão projetado para o local, não acabaria com esse cruzamento e só serviria para quem viesse do Fórum da Barra em direção à Avenida das Américas e não no sentido contrário.“É um grande contrassenso, pois qual o sentido de se ter um mergulhão que não acabe com sinal de trânsito na superfície?”, questiona Caiado.

No início deste ano, o Vereador cobrou explicações à Secretaria Municipal de Obras e foi informado de que um novo projeto será feito. Está sendo preparada uma intervenção a curto prazo, que alivie as retenções na Avenida General Felicíssimo Cardoso, para que pelo menos, o tempo de espera para o cruzamento diminua e consequentemente as retenções nas ruas internas próximas melhorem.
 
     
  Confira Ofício  
     
  Moradores denunciam aumento de assaltos na Barra da Tijuca  
     
  Moradores do Jardim Oceânico tem sofrido com o aumento de assaltos na região. O Vereador Carlo Caiado tem recebido em seu gabinete inúmeros relatos de vítimas assaltadas, principalmente no viaduto, que liga a Avenida Armando Lombardi à Avenida das Américas, saindo do Jardim Oceânico, sentido ao Shopping Downtown.

Além dos assaltos, o local também sofre com a falta de segurança estrutural, pois a passagem para pedestre não possui nenhum policiamento. Moradores do Jardim Oceânico que usufruem da vantagem de não precisar pegar carro para ir ao Downtown estão assustados com os recorrentes assaltos. Infelizmente, a maioria desses crimes não tem sido registrada, o que tem dificultado as ações dos órgãos de segurança, fazendo com que para esse local, a mancha criminal, que é a base para o policiamento ostensivo, seja muito pequena ou quase nula.

O Vereador Carlo Caiado esteve conversando com o Comandante do 31° BPM, Coronel Amaral, sobre os problemas de segurança pública na Barra da Tijuca. Na ocasião, o comandante prometeu reforçar o policiamento na área, enfatizando no entanto, a importância de se registrar a ocorrência, tendo em vista que eles trabalham em cima da mancha criminal para deslocar seu efetivo.
 
     
  (Abaixo um link do sistema DEDIC que dá a possibilidade de se fazer o registro on line)  
     
  Com relação às condições precárias da travessia de pedestres, como noticiado em nosso informativo anterior, o Vereador Carlo Caiado remeteu um ofício à RioTrilhos e à Secretaria Municipal de Conservação solicitando que providências sejam tomadas para que os pedestres tenham segurança para andar pelo viaduto.  
     
  Metrô até o Terminal Alvorada  
     
  A luta para que o metrô não pare no Jardim Oceânico continua. O Vereador Carlo Caiado remeteu ao Governador do Estado, Sérgio Cabral e ao Prefeito da Cidade, Eduardo Paes, as cartas recebidas em seu Gabinete, onde Condomínios e Associações de Moradores da região se pronunciaram a favor da extensão do metrô até o Terminal Alvorada, além de expressarem o desejo pelo não prolongamento do BRT até o Jardim Oceânico, como está sendo cogitado pela Prefeitura.

Esta solução paliativa, de estender o BRT do Terminal Alvorada até o Jardim Oceânico, vai na contramão do que os moradores do bairro desejam para seu futuro.

O Vereador Carlo Caiado solicitou à Secretaria Municipal de Transportes a análise de outras soluções paliativas, que não sejam dispendiosas como o BRT, que terá um custo de quase R$ 100 milhões, e que não agravem mais o trânsito na região.
 
     
  Fechamento de Varandas – Como anda o Projeto de Lei Complementar 10-A/2005  
     
  Nestes últimos meses, a equipe do Vereador Carlo Caiado tem recebido um número maior de emails sobre a questão do fechamento de varandas. Percebe-se que a Prefeitura voltou a notificar algumas unidades com varandas fechadas, mesmo depois de o Governo ter anunciado em reunião pública, na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, que isso seria interrompido até que uma decisão coerente fosse tomada em definitivo.

O Vereador Carlo Caiado apresentou o Projeto de Lei Complementar n° 10-A/2005, que permitiria o fechamento de varandas, e o mesmo já foi aprovado em 1ª votação. No entanto, desde 2009, o PLC está parado na Câmara Municipal, pois o atual Prefeito, que tem a maioria na Câmara, já orientou sua bancada para que não dê quórum na votação do mesmo, pois não há interesse na sua aprovação.

Caiado lutou para que em 2011 e 2012 o PLC tramitasse, porém, a Prefeitura, representada em seu corpo técnico na Secretaria Municipal de Urbanismo, e depois de manifestação sobre o tema numa Audiência Pública no fim de 2011, entende que a medida é ruim para a Cidade, e não quer sua aprovação.

Diversos proprietários de imóveis têm perguntado sobre a matéria, mas a verdade é que não houve novidades desde então. Infelizmente, a legislação atual proíbe o fechamento de varandas por vidros, mesmo que os mesmos sejam por dispositivos retráteis.

Através da Justiça, muitos moradores ganharam contra a Prefeitura em ações de primeira instância, o direito de manter as varandas fechadas por vidro.

Para o Vereador Carlo Caiado, o projeto só não foi para a votação ainda, devido à falta de interesse do governo na sua aprovação. “Estou articulando para que consigamos maioria na votação. Do contrário, o projeto pode ser rejeitado e ir ao arquivo. O governo hoje tem a maioria dos vereadores como aliado, o que está dificultando a aprovação. Tenho total vontade de solucionar esse impasse, porém aguardando o momento certo”, ressaltou Caiado.
 
     
  Confira vídeo de Audiência Pública sobre o tema na Câmara de Vereadores  
  Acompanhe a tramitação do projeto de lei  
     
  Moradores de rua assaltam pedestres no Jardim Oceânico  
     
  Moradores do Jardim Oceânico estavam sendo vítimas de assaltos por um grupo de moradores de rua. Acionados pelo Vereador Carlo Caiado, a Prefeitura do Rio e a Polícia Militar os retirou da rua. De acordo com o policial militar que atendeu a ocorrência, eles vieram das comunidades da Cidade de Deus e Antares para praticar pequenos furtos na região.

“Gostaria de, aqui , agradecer ao Administrador Regional da Barra e sua equipe pelo pronto atendimento e identificação do grupo que se passava por moradores de rua. Temos observado um crescimento dessa modalidade de crime na região e já foi solicitado um reforço no patrulhamento”, disse Caiado.
 
     
Gabinete do Vereador Carlo Caiado - Praça Floriano s/n, Cinelândia
Cep 200310-050 - Gabinete 1003 - Telefones: (21) 3814-2083 ou (21) 3814-2082
Site: WWW.CARLOCAIADO.COM.BR      E-Mail: CAIADO@CARLOCAIADO.COM.BR