Acompanhando a Transoeste: excesso de sinais na Av. das Américas
 
  
 
Em vistoria durante o mês de maio, o vereador Carlo Caiado, como presidente da Comissão Especial da Transoeste/Transcarioca, verificou a existência de 16 sinais na Av. das Américas, entre o Recreio Shopping e o Supermercado Mundial. Isso representa um sinal a cada 600 metros no trecho do Recreio. O aumento na quantidade de semáforos pode prejudicar a fluidez do Bus Rapid Transit (BRT), que foi projetado para funcionar em vias expressas sem sinais.
 
“É preciso estar atento a essa questão porque o sistema de BRT foi criado para ser um corredor expresso. As muitas paradas podem elevar o tempo de viagem de forma desnecessária. Hoje, no Recreio, temos mais sinais do que tínhamos antes das obras” – explicou Caiado.
 
O vereador encaminhou um Requerimento de Informações à Prefeitura para saber o motivo da mudança no projeto e se foram realizados estudos para saber o impacto do aumento dos sinais na eficiência do BRT. Conheça aqui o documento
 
Desde o início das obras, Caiado vem acompanhando o andamento do corredor e solicitando melhorias. O vereador cobrou a construção de um viaduto, que constava no projeto e mudança no posicionamento dos retornos. No Diário do Recreio de novembro do ano passado, Caiado chamou a atenção para estes problemas.
 
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Acompanhando a Transoeste: retorno e sinais no lugar do viaduto
 
 
A Prefeitura construiu mais dois retornos na Avenida das Américas, um deles, em frente à Estrada Benvindo de Novaes, está substituindo o viaduto projetado para o local. O outro retorno que foi construído fica em frente à Rua Senador Ruy Carneiro, onde já existia um retorno antes das obras.
 
A construção desses retornos vêm atender a solicitação dos moradores que perceberam as falhas nas obras quando a Prefeitura construiu retornos subdimensionados e mal posicionados, causando grande acúmulo de veículos e um tráfego intenso. O custo desse erro inicial é termos hoje a Avenida das Américas, no Recreio, com 16 sinais em apenas 2,7 km.
 
Acompanhando a Transoeste: caminhões e ônibus ficam proibidos de circular nas duas faixas da pista central
 
 
Percebendo a dificuldade de fluidez nas vias do Transoeste, a Prefeitura proibiu, desde o dia 21/05, que caminhões e ônibus circulem nas duas faixas centrais da Avenida das Américas. A proibição também vale para o trecho na Barra da Tijuca, que tem o sistema BRT implantado.
 
Outra medida para tentar aumentar a fluidez do tráfego é o aumento do limite de 60 km/h para 70 km/h nas pistas laterais da avenida. “Esse aumento era necessário, já que os carros perderam uma faixa na pista central e têm que trafegar pela pista lateral. Mas temos que ficar muito atentos aos índices de acidentes, pois nas pistas laterais existem muitos veículos saindo e entrando dos estabelecimentos comerciais, o que pode ser um perigo a mais com o aumento da velocidade” – disse Caiado.
 
Movimento “Asfalto Já”: mais nove ruas serão beneficiadas
 
  
 
As ruas Gabriel da Mata e Clara Zilbernick são as duas últimas a receberem obras de urbanização. Em abril de 2011, após três anos sem obras, a Prefeitura autorizou um pacote de urbanização de 18 ruas, com um investimento de aproximadamente R$ 32 milhões. Diversas ruas já estão prontas. São elas: Alberto Cavalcanti, Edwaldo de Vasconcellos, Hugo Panasco Alvim, Prof. Mota Maia, Isolina Sartore, Ildelfonso Ottoni, Jornalista Luis Paulistano, Joaquim da Silveira, João Batista Vigo, Ovídio Cavalheiro, Sadi Cabral e Roberval Cordeiro de Farias, Lúcia de Castro e Silva, Condessa Pereira Carneiro, Olívio Cesar Castoldi, Eng. Haroldo Cavalcanti.
 
Em junho de 2010, o Recreio completava dois anos sem obras de urbanização de ruas. Por isto, o vereador Carlo Caiado deu início ao movimento "Asfalto Já", com o objetivo de cobrar a realização desse serviço. A iniciativa contou com o apoio de Associações de Moradores do bairro e colheu assinaturas de milhares de pessoas para um abaixo-assinado.
 
O vereador Caiado, que comemorou essa conquista dos moradores e a continuidade do asfaltamento das vias, vem acompanhando de perto as obras das 18 ruas. Mas Caiado ainda lembra que as cobranças à Prefeitura continuaram e outras ruas terão obras esse ano. Saiba mais na matéria abaixo.
 
MP abre inquérito e Prefeitura irá urbanizar praça
 
  
 
A praça inominada, existente na Rua Clara Zilbernick, foi completamente destruída e se transformou em barracão de obras da Prefeitura. As máquinas e os caminhões que trafegaram pelo local também destruíram o pavimento das ruas no entorno da praça e vias próximas à Igreja Imaculada Conceição.
 
Os moradores do local estavam preocupados com a possibilidade de ficarem sem a praça e com as ruas destruídas e procuraram o vereador Carlo Caiado em busca de uma solução. Caiado imediatamente encaminhou um ofício à Prefeitura e acionou o Ministério Público, solicitando que após o término das obras houvesse a recuperação da praça e do asfalto das ruas no entorno. O MP, por sua vez, instaurou um inquérito civil para que as obras sejam de fato realizadas.
 
Com isso, no mês de maio a Prefeitura anunciou a urbanização da praça e das quatro ruas ao seu redor, além das Ruas Aires da Mata Machado, Herivelton Martins, João Barros Moreira, Humberto Cozo, Carlos Galhardo, num total de nove ruas. “Essa cobrança dos moradores é antiga e por isso iniciamos o movimento “Asfalto Já” ainda em 2010. Fico contente em ter dado a minha contribuição cobrando a Prefeitura e acionando o Ministério Público em favor da urbanização da praça e das ruas” – comemora Caiado.
 
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Veja a resposta do Ministério Público
 
Estrada dos Bandeirantes: obras avançam, mas transtornos continuam
 
  
 
O vereador Carlo Caiado esteve vistoriando as obras da Estrada do Bandeirantes, no trecho entre a Estrada Benvindo de Novaes a Av. Vereador Alceu de Carvalho (Rio Morto) e ainda constatou transtornos e muito postes que precisam ser realocados. “As obras avançaram bem depois da substituição da empreiteira, mas continuam atrasadas e gerando transtornos. Existem muitos postes que estão ‘no meio do caminho’. Vou cobrar para sejam realocados de forma mais rápida” – disse Caiado.
 
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Asfalto Liso chegou ao Recreio e a Avenida Gláucio Gil foi recapeada
 
 
O Recreio era um dos poucos bairros que ainda não tinha recebido os serviços de recapeamento do programa “Asfalto Liso”. Em maio, a Avenida Gláucio Gil foi totalmente recapeada.
 
Desde 2009, quando a Prefeitura iniciou o programa “Asfalto Liso”, o vereador Carlo Caiado reivindica o recapeamento das principais avenidas internas do bairro, como as Avenidas Gláucio Gil e Genaro de Carvalho. As obras de recapeamento começaram no dia 22 de abril e estão em fase final de pintura.
 
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