Projeto de Lei pretende legalizar bicicletas elétricas
 
 
Um projeto dos vereadores Carlo Caiado e Paulo Messina, apresentado este mês na Câmara Municipal, pretende criar uma legislação específica para as bicicletas elétricas no município do Rio. O objetivo é que não haja novos conflitos na categorização do meio de transporte, como ocorreu recentemente quando um ciclista teve sua bicicleta elétrica apreendida em uma blitz da Lei Seca.
 
No primeiro artigo do projeto fica estabelecido que “para fins de circulação em ciclovias, ciclofaixas e vias públicas, equiparam-se bicicletas elétricas às bicicletas movidas a propulsão humana, cuja regulamentação deve ser respeitada, principalmente no tocante à potência máxima de duzentos e cinquenta watts elétrico". Tal artigo diferencia a definição das bicicletas elétricas à estabelecida pelo Contran, que a iguala aos veículos ciclomotores. O objetivo é evitar que arbitrariedades sejam cometidas prejudicando o cidadão que possui um veículo que impacta pouco no meio ambiente e ajuda a diminuir o complicado trânsito da cidade.
 
“Vivemos em uma cidade que preserva e valoriza o verde. Diversas ciclovias estão sendo construídas em várias vias. Além disso, estamos sempre apoiando e incentivando o uso de bicicletas como meio de transporte. Multar ou recolher as bicicletas elétricas é o contrário de tudo o que estamos estimulando. Só é preciso estar atento para que o limite de velocidade seja cumprido” – explicou o vereador Caiado.
 
Clique para conhecer o projeto
 
Calçada do Rio é a segunda pior do país
 
O Rio de Janeiro, futura sede das Olimpíadas de 2016, palco da final da Copa-2014 e da JMJ 2013, foi apontado como a segunda pior cidade em relação à estrutura das calçadas. As avaliações, entretanto foram feitas em locais onde a estrutura urbana encontra-se em melhor situação como o entorno do Aeroporto Santos Dumont, o calçadão de Copacabana, o bairro de Botafogo e a rodoviária Novo Rio, o que torna o resultado ainda mais alarmante por se tratarem de áreas desenvolvidas da cidade.
 
Para o vereador Carlo Caiado a situação é preocupante. “Essa avaliação retrata um dos grandes problemas enfrentados pelo Rio. A questão é que a situação nas Zonas Norte e Oeste é ainda pior. Imagine se fosse analisado o calçamento em áreas mais afastadas dos pontos turísticos?” – avalia o vereador, que, por inúmeras vezes, em seu mandato, cobrou melhorias da Secretaria de Conservação por ter consciência da situação precária das vias e calçadas.
 
População protesta pela preservação da Praça Nossa Senhora da Paz
 
  
 
Com quase 3 mil pessoas presentes, foi realizada no último sábado, dia 12, uma manifestação pedindo a preservação das árvores da Praça Nossa Senhora da Paz. Mais de 100 delas serão derrubadas para a construção de uma nova estação do metrô, em Ipanema.
 
O vereador Carlo Caiado, autor de um Projeto de Lei tombando a praça e que foi vetado pela Prefeitura, esteve presente apoiando a manifestação. "Não somos contrários ao metrô e sim à derrubada das árvores e à destruição da praça. O ideal seria a construção de uma estação que não afete o local e seus frequentadores" - afirmou Caiado.
 
Foi exposto um “Varal acima-assinado” com 12 mil assinaturas de pessoas contrárias à derrubada das árvores. São moradores indignados com a ação arbitrária tanto do Governo do Estado, responsável pela mudança do traçado do metrô e pela construção que irá danificar a praça, quanto da Prefeitura, que conseguiu articular, na Câmara dos Vereadores, a manutenção ao veto do projeto de tombamento do vereador Caiado. As assinaturas foram encaminhadas pelo vereador ao prefeito, ao governador e ao Ministério Público Estadual.
 
Durante a manifestação ocorreu um abraço à praça, e posteriormente os manifestantes percorreram as ruas Barão da Torre, Maria Quitéria e Visconde de Pirajá cantando o Hino do Rio de Janeiro.
 
Clique para ver os ofícios encaminhando o abaixo-assinado
 
Caiado participa de homenagem pelos 62 anos da Associação Atlética de Vila Isabel
 
 
O vereador Carlo Caiado esteve na sede da Associação Atlética de Vila Isabel, dia 8 desse mês, onde participou da cerimônia que comemorou o aniversário de 62 anos da entidade.
 
O clube, que passou por dificuldades financeiras em razão de dívidas antigas, agora vive uma nova fase e Caiado, atendendo ao convite do Benemérito do clube, Mauro Magalhães, compôs a mesa da cerimônia ao lado dele e da atual presidente, Yolanda Braconnot.
 
O vereador lembrou em seu discurso a importância do clube e falou sobre o seu Projeto de Lei que “consagra a destinação do imóvel” garantindo assim a manutenção das atividades esportivas e sociais da associação que têm grande relevância para toda a comunidade de Vila Isabel.
 
Veja o projeto
 
Pesquisadora Margareth Dalcolmo é homenageada com Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto
 
  
 
Foi realizada no último dia 9 de maio a entrega do Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto, maior comenda da Câmara Municipal do Rio, à médica e pesquisadora da área da saúde Margareth Dalcolmo, proposta pelo vereador Carlo Caiado. Dra. Margareth já foi consultora da Organização Mundial de Saúde (OMS) e atualmente é diretora do Centro de Referência Hélio Fraga da Fundação Oswaldo Cruz. O vereador Caiado falou sobre a importância desta homenagem a uma profissional de feitos grandiosos para a área da medicina. “É um prazer grande prestar uma homenagem a uma profissional tão renomada, que é uma grande amiga de minha mãe e, além disso, que é uma referência não somente para a saúde do nosso estado, como do nosso país” – disse o vereador.
 
Moradores protestam contra excesso de voos turísticos de helicópteros
 
  
 
Uma manifestação realizada no último dia 6, no heliponto da Lagoa, reuniu cerca de 150 pessoas, entre moradores do Jardim Botânico, Botafogo e Gávea. O protesto foi contra o grande número de helicópteros que circulam atualmente nos céus da cidade, especialmente sobre os pontos turísticos, causando barulho e transtorno.
 
Diversas assinaturas foram colhidas em um abaixo-assinado, que será entregue ao Ministério Público, à Prefeitura, à Agência Nacional de Aviação Civil – Anac e ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DCEA.
 
O vereador Caiado está apoiando o movimento. Ele esteve participando de uma ação semelhante na Barra, onde moradores conseguiram, graças à intervenção do vereador, a mudança no traçado das aeronaves que saem do Aeroporto de Jacarepaguá.
 
Gabinete do Vereador Carlo Caiado - Praça Floriano s/n, Cinelândia
Cep 200310-050 - Gabinete 1003 - Telefones: (21) 3814-2083 ou (21) 3814-2082
Site: WWW.CARLOCAIADO.COM.BR      E-Mail: CAIADO@CARLOCAIADO.COM.BR