@carlocaiado facebook.com/vereadorcarlocaiado
   
 
Governo segue firme vendendo o patrimônio público para a iniciativa privada
 
   
 
O governo do Rio tem seguido firme no propósito de vender o patrimônio público da cidade para a iniciativa privada. Nos últimos anos de governo, diversos equipamentos públicos foram vendidos sem consulta à população e sem a menor preocupação com a destinação pública dos mesmos.

Isso levou o Vereador Carlo Caiado a apresentar à Câmara diversos projetos de lei tentando preservar estes equipamentos públicos, entre eles, o Quartel General da Polícia Militar, no Centro, e o 2º Batalhão, em Botafogo. Os batalhões da PM têm sido a bola da vez da especulação imobiliária governamental, já com contagem regressiva para um bota abaixo nas unidades. A lista oficial de prédios que serão esvaziados nos próximos meses inclui o QG, o 6º BPM (Tijuca) e o 2º BPM (Botafogo), que, juntos, somam 21 mil metros quadrados. Todos são ilhas de espaço no meio de bairros densamente ocupados.

Neste mês, a base do governo na Câmara de Vereadores rejeitou e arquivou o projeto de lei 1877/2008, de autoria do vereador Carlo Caiado, que tomba o QG da PM, deixando o caminho livre para que o prédio histórico, construído em 1740, seja demolido e o terreno vendido para a iniciativa privada. O prédio tem uma importância histórica enorme para a cidade. Entre 1832 e 1839 foi sede do Corpo de Guardas Permanentes, comandado por Duque de Caxias, e foi lá que foram plantadas as primeiras mudas de café na cidade. O QG já foi também morada de duas ordens religiosas, e serviu de apoio às primeiras tropas brasileiras que foram lutar pelo país na Guerra do Paraguai. “O arquivamento deste projeto traz prejuízos para a população, que assiste de mãos atadas a destruição do patrimônio da cidade. Outros projetos de lei de minha autoria, com o objetivo de preservar os bens públicos, continuam em tramitação na Câmara de Vareadores, aguardando para serem votados”, destaca Caiado.
 
   
 
Projeto de Lei n° 1877/2008
Reportagem Jornal O Globo
 
     
 
Comissão Especial presidida por Caiado acompanha a preparação da Jornada Mundial da Juventude
 
     
 
Em parte do processo de fiscalização das ações do Poder Executivo na preparação da Jornada Mundial da Juventude JMJ Rio 2013, o Vereador Carlo Caiado, presidente da Comissão Especial da Jornada Mundial da Juventude da Câmara de Vereadores, encaminhou uma série de documentos à Prefeitura, cobrando a realização de medidas, sob a responsabilidade do Executivo, para a realização do evento. Caiado vem questionando ações como atendimento médico, criação de bolsões de estacionamento, aumento das linhas de ônibus no local para dar suporte ao evento, e, sobretudo, as obras de urbanização das vias próximas ao local da Vigília e da Missa da Jornada Mundial da Juventude 2013. No início deste mês, a Comissão da Câmara esteve em audiência com o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, para tratar dos preparativos da organização do evento.

Caiado também cobrou da Prefeitura uma posição na dragagem dos rios e córregos da região de Guaratiba, visto que o problema já afetava os moradores da comunidade Piraquê, assolada pelas chuvas do último verão. A pressão de Caiado inclusive, acelerou o processo na Prefeitura, que concluiu o Edital de licitação em tempo para atender ao evento e principalmente, beneficiar os moradores de Guaratiba.

Dia 09 de maio, às 10h, no Plenário da Câmara de Vereadores, a Comissão da JMJ promoverá Audiência Pública para discutir com autoridades públicas problemas como transporte, saúde, infraestrutura, entre outros temas.
 
     
 
Publicação no D.O. Rio
 
     
 
Mobilização em prol da extensão da Linha 4 do Metrô até o Terminal Alvorada
 
     
 
O Vereador Carlo Caiado continuou nesse mês de abril, as ações que vem realizando em diversos pontos da Barra da Tijuca, mobilizando os moradores na luta pela extensão da Linha 4 do Metrô do Jardim Oceânico (onde está sendo construída a última estação do projeto) até o Terminal Alvorada, integrando a Tranoeste e Transcarioca.

A equipe do Vereador Caiado montou uma tenda colhendo um Abaixo Assinado, que numa primeira etapa já foi encaminhado ao Prefeito e ao Governador do Estado.

A linha 4 está sendo construída entre Ipanema (General Osório) e a Barra da Tijuca (Jardim Oceânico), com vista à ampliação e melhoria da capacidade de transporte da cidade para os Jogos Olímpicos de 2016.

Em conversa recente com técnicos dos órgãos envolvidos nas obras do metrô, o Vereador teve a confirmação de que o projeto de estender o metrô até o Terminal Alvorada tem sido avaliado pelo Governo, e existe a possibilidade do trecho ser licitado antes de 2014.

Junte-se a nós nessa luta para estender a Linha 4  do Metrô até o Terminal Alvorada. Assine a petição online e divulgue para os seus amigos. É importante mostrarmos a nossa força e colher o maior número de assinaturas possível. Link da petição online:
 
     
 
Caiado tenta viabilizar novos retornos em forma de mergulhão na Avenida Armando Lombardi, na Barra da Tijuca
 
     
 
O Vereador Carlo Caiado esteve no início de abril na sede da Rio Trilhos, em Copacabana, discutindo sobre a futura urbanização da Avenida Armando Lombardi, na Barra da Tijuca, incluindo a possibilidade de construção de dois pequenos mergulhões para receber os retornos que existiam antes destas intervenções, e vitais para o tráfego da avenida.

Caiado lembrou que o local hoje está em obras para construção da estação Jardim Oceânico da linha 4 do metrô, obra esta que está sendo executada conforme projeto da Rio Trilhos, e há a necessidade de discutir esta proposta de novos retornos agora, que precisam ser construídos juntamente com as estruturas subterrâneas da futura estação do metrô. “Há anos venho sugerindo à prefeitura a construção deste mergulhão, por entender que atender que esta será a melhor saída para desafogar o trânsito na região. Inclusive, apresentei emendas ao orçamento da Prefeitura destinando recursos financeiros para a obra”, destaca Caiado.

O Vereador saiu otimista, pois já há consenso entre os técnicos da Rio Trilhos e da CET-Rio, órgão da Prefeitura que cuida do planejamento da engenharia de tráfego na cidade, da necessidade de se fazer estas intervenções para manter a boa fluidez do tráfego da Avenida Armando Lombardi após o término das obras.

Na agenda na Rio Trilhos, Caiado também discutiu a possibilidade de obras serem feitas para melhorar a travessia de pedestres nas pontes que ligam a Avenida Armando Lombardi à Avenida das Américas, demanda essa apresentada pelos moradores do Jardim Oceânico e ABM.
 
     
 
Ofícios à Rio Trilhos
Confira Emenda
 
     
 
Aprovado em primeira discussão projeto de lei que dispõe sobre o uso de temporizadores em semáforos

 
     
 
A Câmara de Vereadores aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei 1857/2008, de autoria do vereador Carlo Caiado, que propõe a colocação de temporizadores nos semáforos da Cidade. Pela proposta, os temporizadores deverão informar aos motoristas o tempo restante para a mudança do sinal luminoso – de verde para amarelo e sucessivamente para o vermelho.

De acordo com o vereador Carlo Caiado, o objetivo do projeto é investir em segurança, já que tanto pedestres, quanto motoristas, terão ideia do tempo da passagem de um sinal para o outro. “É um mecanismo importante a ser aplicado em todos os semáforos, pois facilita a vida da população. Com isso evitamos que, para fugir da multa, os motoristas freiem bruscamente ao ver o sinal amarelo. Esta é mais uma ferramenta importante que traz segurança, além do mais, o Executivo precisa investir cada vez na modernização”, destacou Caiado.

Para se tornar lei, o projeto precisa ser aprovado em segunda discussão, para em seguida ir à sanção do prefeito.
 
     
 
Confira a proposta
 
     
 
Caiado apresenta Projeto de Lei para preservar área verde ameaçada na Gávea
 
     
 
O Vereador Carlo Caiado apresentou este mês o Projeto de Lei Complementar Nº 26/2013, tornando a área existente na Rua Embaixador Carlos Taylor, n° 93 (antigo lote 01 do PAL 38.877), no bairro da Gávea, VI Região Administrativa, em Non Edificandi, sendo, portanto, proibida a construção de qualquer nova edificação comercial e/ou residencial no local.

Caiado se juntou à luta dos moradores da Gávea, Zona Sul do Rio, para tentar impedir que um crime ambiental aconteça na região, com a construção de um empreendimento imobiliário na Rua Embaixador Carlos Taylor, nas franjas do Parque Nacional da Tijuca. Esta construção, que inclusive já recebeu um parecer favorável da Prefeitura, prevê o desmatamento de uma imensa área verde, um verdadeiro crime ambiental. 

No último dia 06, Caiado esteve com moradores em manifestação na Gávea contra o prosseguimento da construção. Na semana seguinte, a Secretaria Municipal de Urbanismo embargou a obra. “Parabenizo aos moradores da Gávea, por se posicionarem e lutarem para que este crime ambiental não aconteça. O embargo desta obra foi uma decisão acertada, pois não podemos permitir que nossas áreas verdes sejam destruídas. Agora, vamos garantir a preservação através de lei. O projeto de lei de minha autoria passa por análise das Comissões e acredito que possa ser votado ainda este ano, tendo em vista a urgência em aprovar a proposta”, ressaltou Caiado.
 
     
 
Confira projeto de lei
Confira vídeo do Vereador Carlo Caiado durante manifestação na Gávea
 
     
Gabinete do Vereador Carlo Caiado - Praça Floriano s/n, Cinelândia
Cep 200310-050 - Gabinete 1003 - Telefones: (21) 3814-2083 ou (21) 3814-2082
Site: WWW.CARLOCAIADO.COM.BR      E-Mail: CAIADO@CARLOCAIADO.COM.BR